0

FOGE DOS DESEJOS DA JUVENTUDE, AINDA DÁ TEMPO! ( II Tm 2.22 )



  • Quero dividir com vocês uma leitura que fiz  de um livro que li muito na minha Mocidade. O nome é " PARA MINHA MEDITAÇÃO", que infelizmente só tenho um exemplar. É de um autor não muito conhecido, mas muito conhecido como pregador (Pr Gesiel Gomes). O livro falava desse texto, na qual Paulo adverte e instrui o jovem Timóteo, sobre vários assuntos práticos. Leitura essa que me resguardou de me perder em fazes cruciais da minha vida. No vs 21, Paulo incentiva seu pupilo a purificar-se das falsas doutrinas e dos falsos Mestres. Daqueles que se desviaram da verdade - Procuro fazer isso até hoje. Não posso me desviar da Verdade. Nessas recomendações também, estavam incluídos "fugir das paixões, dos desejos da Juventude". Achei importante esta recomendação! Pois no coração de um jovem quantas vezes paira desejos absurdos. E tais desejos costumam se acentuar em diferentes áreas e momentos da nossa vida.

    Quantos nutrem o DESEJO ANTECIPADO DE INDEPENDÊNCIA, DE AUTONOMIA DO LAR E DA SUA FAMÍLIA? 
    Só que as Escrituras não recomendam isso em (Pv 23.22) "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando ambos vierem a envelhecer"; 

    Quantos querem independência da Igreja, pois acham que a mesma não lhe soa atraente e com hostilidade se transformam em filhos pródigos da fé.
    Quantos jovens, que já na adolescência, querem ser independentes de Deus, e este é o ponto crucial. É a mais triste decisão. Pior que afastar-se da Comunidade de fé, é afastar-se de Deus, como se Ele não existisse, que a sua Igreja está superada e a Bíblia fosse um livro obsoleto. 

    Quantos nutrem o DESEJO SEREM BELOS, de projetar-se através da beleza física, através do senso estético, dos músculos rijos, da aparência de seus "ídolos". Isso é vaidade e correr atrás do vento (Pv 1.2).

    Quantos nutrem O DESEJO DE ENRIQUECER. Na sua imensa maioria das mentes juvenis existem sutis desejos de tornarem-se famosos e ricos. Só acho que o jovem precisa ser bastante criterioso e vigilante nesta área, por causa das muitas ofertas que o mundo atualmente apresenta, como uma "fórmula" mágica ou fácil para fazê-lo atingir seus objetivos. Conheço alguns jovens que já estão cumprindo pena, por essa pressa.

    E, para finalizar, Quero falar sobre os que nutrem o DESEJO DE CONHECER. A sede do saber pode muitas vezes ser devidamente justificada. Fomos criados com uma mente capaz de assimilar uma infinita soma de conhecimentos. Temos sido privilegiados por Deus com a memória capaz de reter uma gama quase infinita de informações. Mas não permitamos que a sede do saber seja poluída pelo conhecimento nocivo; Aquele que pode destruir-nos enquanto servos de Cristo, que nos afastam de estarmos aos pés de Cristo, como Maria o fez; Cuidado com "conhecimentos periféricos", que não te deixa voltar a Vontade Soberania de Deus.Porque morrer perdido dentro de um conhecimento vil e passageiro? O padrão de conhecimento de um jovem cristão não deve ultrapassar o limite de sua fé, para o seu próprio bem. 

    "Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do tempo? Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem TEME A DEUS de tudo isto sai ileso" (Ec 7.16-18).

    Evandro Paiva é Bacharel em Teologia, Psicólogo, Pós-graduado em Terapia Familiar e Pastor Regente na ICNV Paciência a mais de 20 anos.

    Comentários (0)

    Envie um Comentário