0

PREOCUPADO, ELON MUSK DIZ QUE FUNDADOR DO GOOGLE QUER CRIAR UM 'DEUS DIGITAL'

  • O empresário Elon Musk afirmou que Larry Page, um dos fundadores do Google, queria aprimorar a inteligência artificial ao ponto que essa tecnologia se tornasse um “deus digital”.Elon Musk é atualmente uma das figuras mais influentes do mundo. Bilionário, fundador e dono de empresas inovadoras como a montadora de carros Tesla e da exploradora espacial SpaceX, é também o atual proprietário do Twitter e forte defensor da liberdade de expressão.

    Durante uma entrevista ao principal programa de TV dos Estados Unidos, ele afirmou ao apresentador Tucker Carlson que Larry Page contou a ele que trabalhava com o objetivo de construir uma inteligência artificial (IA) que extrapolasse todos os parâmetros. Musk definiu o projeto como um “deus digital”.

    A conversa teria ocorrido durante uma visita feita pelo próprio Musk à casa de Larry Page em Palo Alto, Califórnia, quando os dois eram “amigos íntimos”: “Eu falava com ele tarde da noite sobre segurança de IA, e pelo menos minha percepção era que Larry não estava levando a segurança de IA a sério o suficiente”, relembrou.
    A descrição de Elon Musk sobre o projeto de Page bate com o relato de Mo Gawdat, que foi líder da divisão de IA do Google. Logo após deixar a empresa, ele afirmou que estava assustado com os projetos que já estavam sendo desenvolvidos: “A realidade dos fatos é: nós estamos criando deus”, enfatizou.

    De acordo com informações do portal The Christian Post, Elon Musk relembrou na entrevista a Carlson que existe uma série de declarações públicas feitas por Larry Page ao longo dos anos, mostrando que “todo o objetivo do Google é o que é chamado de AGI, inteligência artificial geral ou super inteligência artificial”.

    Durante o diálogo com Musk, Page teria reagido de forma negativa, afirmando que o dono da Tesla seria um “especista”, termo usado de forma pejorativa para definir pessoas que entendem que a humanidade tem supremacia sobre outras espécies animais.

    “Havia testemunhas, eu não era o único lá quando ele me chamou de ‘especista’. E então, eu fiquei tipo, ‘OK, é isso, sim, eu sou um ‘especista’, OK? Você me pegou’”, acrescentou Musk, descrevendo sua reação.

    “Concordo com ele que há um grande potencial [na inteligência artificial] para o bem, mas também para o mal. E então, se você tem alguma nova tecnologia radical, você quer tentar tomar um conjunto de ações que maximizem a probabilidade de que ela faça coisas boas e minimizem a probabilidade de que ela faça coisas ruins”, insistiu Musk, explicando os motivos de sua preocupação com o assunto.

    “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra” –Gênesis 1:27,28.

    Notícia: Gospel +

    Comentários (0)

    Envie um Comentário