1

NÃO ESTOU SENTINDO NADA



  • Você  e eu não ficamos triste do nada, não sentimos raiva sem motivo. Algo, certamente, aconteceu. Certamente interpretamos algumas situações, tivemos um pensamento e sentimos aquela emoção nociva que nos fechou. 

    Lembra de quando Deus perguntou a Caim, "Por que andas irado, e por que descaiu-lhe o semblante?"  (Gn 4.5,6)

    As pessoas percebem nossas emoções. Elas são automáticas e geralmente surgem do inconsciente. Variam em intensidade (você pode ter uma raiva “mortal” ou uma raiva leve). 

    No caso de Caim transpareceu as suas emoções, mas não os seus sentimentos. Sentimento é  algo não público, ou seja, você sente algo mas as pessoas podem não saber o que é, a menos que você fale do que sente. Sentimentos são de fórum íntimo, mais privativo. Você pode intimamente está sentindo alguma coisa ruim ou boa que nunca falou.

    Você sabe o que te deixa triste? O que te irrita? O que te deixa insensível? Caim estava com semblante caído externamente, mas já articulando matar internamente.

    Saber o que aciona nossas emoções e sentimentos é uma luz para que  busquemos soluções.
    Já ouviu dizer que água parada apodrece?
    Toda emoção precisa ser admitida, canalizada e expressada.
    Fingir que não gostou de algo, não querer tocar no assunto, usar aquela expressão, "deixa pra lá", para não enfrentar novamente aquele desconforto emocional, isso não ajuda.
    Emoções guardadas e encapsuladas  podem nos fazer adoecer.
    Encontre maneiras e expresse suas emoções, olhe para dentro, pede o Espírito Santo para sondar seu coração e a expurgar seus lixos emocionais. Coloque para fora em oração, confissão ou lamentando suas queixas. Pode ser, também, conversando, escrevendo o que sente, praticando um exercício físico, a maneira que ficar mais confortável para você.

    Lembrando! você não precisa fazer isso sozinho, se sentir dificuldades para lidar com sentimentos e emoções, busque apoio pastoral, um amigo leal, algum profissional, psicoterapeuta, um psicólogo(a), estes podem te ajudar muito.
    Acredite você tem como controlar o que sente e o que pensa em Cristo.

    Evandro Paiva é Bacharel em Teologia, Psicólogo, Pós-graduado em Terapia Familiar e Pastor Regente na ICNV Paciência a mais de 20 anos.

    Comentários (1)

    1. avatar
      Responder
      Aline diz

      Obrigada por suas palavras que são bençãos e sempre tão esclarecedoras!

    Envie um Comentário