0

QUEM MAQUINA O MAL PARA SUA PRÓPRIA CASA, VAI SER ALCANÇADO PELO CASTIGO DIVINO (Mq 2.1-3)

  • QUEM MAQUINA O MAL PARA SUA PRÓPRIA CASA, VAI SER ALCANÇADO PELO CASTIGO DIVINO (Mq 2.1-3)

    É com tristeza que vejo membros da família, intentando o mal para o seu próprio lar: Contra sua esposa(o) (traições, acusações injustas), seus filhos(as) (não dando pensão alimentícia), seus pais, os idosos, e outros. Tenho ciência que a violência doméstica é complexa e desafiadora. Mas nós, povo evangélico, podemos ajudar a não piorar o drama dentro de casa.

    Em primeiro lugar é fundamental a nossa SENSIBILIZAÇÃO sobre o problema. Pelo que você já deve estar observando, os veículos de comunicação noticiam a gravidade da situação que vivemos. O problema está chegando a níveis insuportáveis, até de desfecho letal, o óbito. 
    A violência Doméstica pode estar muito mais perto do que você pensa. Pergunto: Como está sua família com relação a afetividade e a convivência? Que tipo de valores, de bagagem emocional, espiritual e formação de personalidade você recebe da sua casa? No seu Espaço familiar tem amor, reconhecimento e proteção?

    Em segundo lugar, há um grau de SEVERIDADE acima do permitido, legalmente, em seu lar? 
    Será que você não está demonstrando muito "poder" com relação a outra pessoa que está sob sua "dominação", Por meio de força física excessiva (Com tapas, empurrões, socos, queimaduras...)? 
    Será que você não está causando danos a auto-estima do outro, prejudicando seu desenvolvimento emocional (Como insultos constantes, humilhação, desvalorização, chantagem, ridicularização, abuso sexual...)?
    Será que você não está mexendo de forma abusiva no bem estar econômico do outro (como roubo, destruição ou ocultamento de bens pessoais, com a recusa de pagar a pensão alimentícia, de usar os recursos econômicos da pessoa idosa...)?

    Infelizmente, para muitas pessoas a casa não é um lugar de paz e segurança, mas um espaço de medo onde são quotidianamente confrontados com a violência e a destruição pessoal. Pense nisso!

    Evandro Paiva é Bacharel em Teologia, Psicólogo, Pós-graduado em Terapia Familiar e Pastor Regente na ICNV Paciência a mais de 20 anos.

    Comentários (0)

    Envie um Comentário