1

ANTES DE SEGUIR A JESUS


  • Na vida temos que fazer escolhas a todo momento. Algumas decisões afetam a nossa realidade radicalmente, outras nem tanto.  Decisões como a do tipo se casaremos ou não casaremos com essa ou aquela pessoa, ou qual carreira profissional seguiremos têm muita importância, pois elas trazem consequência para toda nossa vida....

    Dentre as decisões difíceis da vida a mais importante de todas é se iremos ou não seguir a nossa caminhada aqui na terra com Jesus. Se iremos dar ouvidos ao seu chamado, e nos submeter ao seu discipulado, ou não. Essa decisão é uma decisão de vida ou morte!

    A proposta do evangelho é clara e Jesus é muito direto com aqueles que decidem optar em seguir seus passos, uma vez que o seguir é se tornar seu discípulo. Ser discípulo de Jesus é estar em uma caminhada com Ele de aprendizado. Nessa interação a finalidade é nos tornarmos como Ele é. 

    Para tanto, antes que uma pessoa queira seguir a Jesus, ela tem que considerar pelo menos três questões.

    A primeira questão é: ESTOU CONSCIENTE DAS IMPLICAÇÕES DA DECISÃO QUE TOMAREI? Essa questão é relevante, pois não se deve fazer uma simples profissão de fé “da boca para fora” motivada pela emoção de ouvir um sermão impactante ou ter se impressionado com um sinal miraculoso. A pessoa deve estar consciente de que a vida cristã é sempre uma caminhada rumo a um encontro com Deus e que às vezes nessa estrada podemos ter muito desconforto ( Lc 9:57-58).

    Isso porque, o discípulo de Jesus não é desse mundo e nele está como forasteiro, conforme Pedro diz: “Amados,exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma...” (1 Pe 2:11). Ou seja, o discípulo de Jesus tem que negar a si mesmo (Lc 9:23)  

    Contudo, não basta sermos somente conscientes, mas também precisamos aceitar o chamado de Jesus para as nossas vidas. O próprio Jesus é que olha para as pessoas e diz: “Segue-me!” (Lc9:59 a). Isso não é um grande privilégio?

    Dessa forma, a segunda questão é: FUI REALMENTE CHAMADO POR ELE? Se a resposta for positiva, a pessoa deve aceitar imediatamente esse chamado!

    Há pessoas que se sentem chamadas por Jesus e são conscientes dessa responsabilidade, mas sempre arrumam uma desculpa para não segui-lo. Alguns argumentam que são muito novos para pensar nisso, que querem curtir a vida, ou que ainda tem muito a conquistar no mercado de trabalho e não tem tempo para esse negócio religião. As desculpas são muitas. (Lc 9: 59 b) 

    É por esse motivo que nesses momentos Jesus é enfático “Deixa aos mortos sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.” (Lc 9: 60 b). É claro que mortos não podem sepultar mortos! Ele está dizendo: deixa que os mortos espiritualmente enterrem os fisicamente mortos! A pessoa que segue a Jesus vive uma nova realidade, a realidade da vida. Essa pessoas ressuscitou para a realidade do Reino de Deus. Nessa realidade, o seu comprometimento é agora com o Reino e com a proclamação desse reino, “tu, porém, vai e prega o Reino de Deus” ( Lc 9: 60c). E como está escrito,"buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas."

    A última questão a ser considerada e não menos importante é: PRETENDO SER PERSEVERANTE ATÉ O FIM? 

    Aquele que decidi seguir a Jesus, não pode jamais olhar para como sua vida era antes dessa decisão e se lamentar (Lc9:61-62), por mais difícil que esteja sendo a caminhada. É imprescindível olhar para frente de forma firme, pois em breve virá o descanso! Jesus espera que sejamos perseverantes nessa decisão de caminharmos com Ele.

    Nesse chamado Jesus não está pedindo nada do que Ele mesmo não tenha feito. Ele deixou o seu conforto, deforma muito consciente, ele aceitou o chamado do pai imediatamente para se entregar na cruz e não olhou para trás querendo desistir da sua missão.

    Aqueles que tomam a decisão de seguir a Jesus e entrar nessa caminhada de aprendizado com o objetivo de se parecer com Ele precisam saber que, por mais difícil que possa parecer, o nosso mestre há de nos capacitar.

    Se você ouviu Jesus dizendo: “SIGA-ME!”Já refletiu sobre essas questões. Diga sim, Jesus, eu te seguirei! Não perca tempo. Esse é o momento, pois o Mestre está te chamando.        

     

    Átila Bezerra

    Pastor Auxiliar e Professor da Escola Bíblica Dominical 


    _____________________________________________________________________________________

     Faça parte da Escola Bíblica Dominical - EBD e venha aprender mais sobre a Palavra de Deus 

    Domingo, às 9h 

    Comentários (1)

    1. avatar
      LUCIANA CRISTINA DO CARMO diz

      Muito bom! É difícil, mas não impossível. Ele está conosco e nos ajuda a todo momento.

    Envie um Comentário